Wednesday, October 17, 2007

E-Learning - Já ouvi falar...mas o que é?

Na aula teórica desta semana, estava relativamente pouca gente, mas deu para aprender coisas muitos interessantes. falou-se do E-Learning...mas o que é isto? Ora bem,com a massificação das novas tecnologias de informação e comunicação, torna-se imperativo a adopção destas nos processos de ensino e aprendizagem. O processo que realiza este ambiente de aprendizagem é designado por e-Learning. No e-Learning, foge-se ao modelo tradicional de ensino, estando o processo de aprendizagem centrado no aluno, o qual pode construir o seu percurso de auto-formação, interagindo com os conteúdos disponíveis, segundo as suas necessidades de aprendizagem, de uma forma flexível, como, quando e onde quiser, sendo o docente o catalizador do desenvolvimento deste processo. No e-Learning, os papéis do docente e da universidade não são postos em causa. O que muda é a sua função, deixando de ser agentes de ensino para serem parceiros de aprendizagem. Assim o contacto pessoal não é desvalorizado, mas sim tornado mais interessante. Acho que na minha opinião é uma boa estratégia de estudo, dá mais liberdade ao aluno e talvez até o motive mais.

No comments: